Ídolo da torcida assume cargo de forma oficial até dezembro de 2025 e terá o desafio de fazer o clube voltar a conquistar os títulos tão esperados
Em meio ao cenário turbulento que o Flamengo vive nesta temporada, era de conhecimento geral que Tite não se sustentaria no cargo até o fim do ano. Com isso o clube precisava agir rápido e encontrar uma alternativa que agradaria a torcida rubro-negra e, mais uma vez, a história mostrou que a solução estava dentro de casa.
A mudança
Filipe Luis, ídolo do clube, foi contratado para ser o novo treinador da equipe principal, mas não apenas para “tapar o buraco” deste final de temporada como muitos poderiam pensar, mas sim para assumir o desafio até o final de 2025. O torcedor do Flamengo sempre soube que este dia iria chegar, só não sabia que seria tão rápido.
Menos de um ano após se aposentar, de assumir o sub-17 em janeiro e o sub-20 em junho, em outubro Filipe Luis chega ao profissional do clube. Uma carreira meteórica que chega a levantar questionamentos sobre a possibilidade de ter sido um movimento de desespero da diretoria, uma jogada ousada e arriscada, ou simplesmente um acerto genial. Qual pensamento está correto? Só o tempo dirá.
O certo é que não dava para continuar com o técnico Tite no comando e a mudança precisava ser feita. O campo de jogo deixou claro que o time não sabia criar jogadas ofensivas que de fato ofereciam perigo ao gol adversário. A ausência de jogadores como Pedro e Cebolinha prejudicaram demais o ataque e fizeram o treinador parecer sem tática e sem opções para reverter cenários desfavoráveis. Arrascaeta e De La Cruz perderam toda a criatividade no meio de campo e a equipe ficou totalmente prejudicada no setor. A defesa, que no início do ano era tão elogiada, se tornou uma grande dor de cabeça e a bola aérea virou um pesadelo para os torcedores. A passagem de Tite termina com o clube eliminado da Libertadores e bem distante da briga pela liderança do Brasileirão.
Solução caseira
A chegada de Filipe Luís é o remédio para as constantes decepções na temporada. Todos sabem que o ídolo do Flamengo é estudioso. Seu conhecimento ímpar do jogo e a humildade em começar nas categorias de base já mostram que seu futuro será promissor. Não há um torcedor flamenguista sequer que não goste dele como jogador e como pessoa.
Trazer alguém como Filipe Luis para assumir esse desafio só tem duas possibilidades: a glória eterna ou o fiasco. Se ele conseguir fazer o time ser campeão da Copa do Brasil – única competição que o clube ainda tem chances reais de conquista – a solução será lembrada para sempre como genial. Assim como foram Carpegiani, Carlinhos, Andrade e Jayme, Filipe Luis é uma aposta caseira que pode dar muito certo como as do passado. Se ele fracassar, é evidente que o questionamento será sobre a falta de experiência na posição de treinador.
Um novo recomeço
Há questões maiores para o Flamengo resolver, porém elas foram momentaneamente “esquecidas” com a chegada do novo e promissor treinador. Tudo indica que somente serão lembradas quando o futuro de Filipe Luis se revelar. O primeiro jogo importante já é nesta quarta (02), contra o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil.
Se Tite jamais foi o técnico dos sonhos para a torcida, o mesmo não pode ser dito sobre Felipe Luis. Pode ser um movimento precipitado, que queimou etapas, mas também pode dar super certo como outros exemplos do passado do clube. O Flamengo vive, pela décima primeira vez na era Landim, a expectativa de que o novo treinador possa retomar o caminho dos títulos importantes para o clube.