Flamengo disputa o primeiro troféu da temporada neste domingo contra a equipe do Botafogo.
Flamengo e Botafogo entram em campo neste domingo, 16h, horário de Brasília, para disputar a Supercopa Rei 2025, em jogo único no Estádio Mangueirão, em Belém. O confronto coloca frente a frente os dois principais campeões nacionais de 2024 e promete ser um teste importante para as equipes neste início de temporada.
O Rubro-Negro conquistou o direito de disputar este título por ter sido campeão da Copa do Brasil em 2024. Já o time Alvinegro participa por ter vencido o Brasileirão na temporada passada.
Flamengo chega com ligeira vantagem
Flamengo e Botafogo chegam para a decisão com desempenhos semelhantes neste início de temporada. Ambos disputaram seis partidas pelo Campeonato Carioca e conquistaram três vitórias. A diferença está nos tropeços: o Rubro-Negro somou um empate e sofreu duas derrotas, enquanto o Alvinegro perdeu três vezes, o que dá ao Flamengo uma ligeira vantagem na classificação do Estadual.
Apesar dos números semelhantes, a final da Supercopa Rei representa um desafio completamente diferente, pois, em um jogo único, não há margem para erros. A escolha de colocar times alternativos no início do ano dará lugar à pressão de uma decisão com o elenco principal, que pode render o primeiro título de 2025. Além disso, o aspecto emocional também entra em campo, já que vencer um clássico na largada da temporada pode aumentar a confiança da equipe e de sua torcida para os demais desafios que virão pela frente.
Cebolinha retorna confiante
Everton Cebolinha concedeu entrevista coletiva na manhã deste sábado, em Belém, às vésperas do jogo pelo título da Supercopa Rei. O jogador afirmou que está ansioso para voltar a jogar jogos importantes e espera sair da partida comemorando o primeiro título do Flamengo em 2025:
– Clima muito bom, grupo está bem confiante, trabalho tem sido bem feito, tanto nos jogos quanto na preparação diária. Ansiedade tem, obviamente, por se tratar do primeiro título, por ser um clássico também. Eu, particularmente, muito ansioso por voltar a jogar no segundo jogo da temporada, depois de tanto tempo parado, e espero que no domingo a gente comemore – disse o atacante.
Cebolinha superou um período complicado nos últimos meses após sofrer uma ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo, em 11 de agosto de 2024. O atacante passou por cirurgia e ficou fora dos gramados por um longo tempo, perdendo não apenas a reta final da última temporada, mas também a pré-temporada do Flamengo no Estados Unidos. Durante sua recuperação no Rio de Janeiro, Cebolinha contou com o apoio fundamental do técnico Filipe Luís, que teve um papel importante na sua motivação e no processo de reabilitação.
– O professor Filipe foi muito importante nesse período da minha recuperação. Ele estava sempre lá no DM dando uma palavra de apoio, falando da minha importância para a equipe, que ia precisar de mim, que ia contar comigo, que eu ia somar bastante. Isso deixa o atleta muito mais confiante, muito mais ansioso para voltar logo.
Plata pode ser decisivo novamente
Neste domingo, Plata terá a chance de continuar fazendo história com a camisa vermelha e preta. Depois de ter sido o autor do gol do título da Copa do Brasil em 2024, o atacante equatoriano vai disputar seu segundo título pelo Flamengo: a decisão da Supercopa Rei, contra o Botafogo.
Em entrevista exclusiva ao GE, Plata afirmou que o Flamengo está se preparando para fazer tudo da melhor maneira possível no jogo decisivo de amanhã. Ele sabe da pressão da torcida por títulos e espera corresponder com o primeiro título do ano.
– A gente está se preparando para tudo o que vai vir. Penso que isso que é Flamengo, preparar-se da melhor maneira para que quando cheguem jogos importantes, como o que teremos domingo, a gente possa estar pronto. Estamos trabalhando desde o princípio da pré-temporada nos Estados Unidos para nesse jogo fazer a coisa da melhor maneira. Sabemos que a torcida pressiona muito os jogadores, o presidente, todo mundo, então as coisas que faremos são por eles. Temos que correr, fazer as coisas bem por eles, para que eles também se sintam mais satisfeitos no primeiro jogo mais importante, por um título, da temporada. Que a gente possa ficar com o título – afirmou o jogador.
O atacante tem certeza que o Estádio Mangueirão estará cheio de torcedores do Flamengo. Apesar da pressão ser maior, Plata também sabe que a grande presença dos rubro-negros em todos os lugares em que o time joga pode ser uma ajuda dentro de campo.
– A gente sabe que o Flamengo está à altura das grandes equipes do mundo, está à altura de torcedores como Real Madrid e qualquer time na parte de cima do futebol. O Flamengo é muito grande, a torcida é muito grande, então vamos ter torcida em qualquer parte do mundo. Onde a gente estiver vão ter milhares e milhares de torcedores. Isso é bom para nós, é um adendo, ajuda para que fiquemos conectados e dentro de campo podemos correr e fazer as coisas bem por todos os torcedores que estão sempre ajudando a gente. – disse Plata