Flamengo vence o Bahia no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Time coleciona críticas e jogadores lesionados, mas consegue se manter vivo em todas as competições que disputa no ano.
Será que a torcida tem razão?
O Flamengo é o time que mais sofre com cobranças externas, lesões de jogadores e vitórias no futebol brasileiro. Sempre se exige mais do Flamengo do que dos outros clubes, tanto nas derrotas e empates quanto nas vitórias. Nunca está bom, sempre deveria ser mais.
As críticas mais exageradas são uma característica da torcida rubro-negra e com o elenco do Tite isso não é diferente. Os torcedores estão incomodados com o Flamengo não conseguir dominar os adversários com aquele futebol encantador do passado recente, mas o time está ganhando. É o único clube em 2024 que está disputando todos os campeonatos com chances reais de título.
A torcida do Flamengo criou essa cultura e, de 2019 para cá, ela acha que o time tem que amassar todo mundo, em todos os jogos. Afinal de contas temos os melhores jogadores, o melhor elenco, os salários mais altos, um faturamento de bilhões e etc. Mas a torcida tem razão?
A culpa é do Flamengo
Em 2019, aquele grande time do Flamengo do técnico Jorge Jesus não tinha adversários à altura. Além dos méritos que aquela equipe construiu, a concorrência não era tão forte como hoje em dia. O time que mais chegou perto de igualar forças com aquele Flamengo foi o Santos, do Sampaoli.
O futebol brasileiro de hoje, 2024, mudou completamente e muito por culpa daquele Flamengo de 2019. Os adversários precisaram aprender a como jogar contra um Flamengo com o elenco super estrelado, recheado de craques. E conseguiram. Hoje você tem o Palmeiras como um grande rival, Fortaleza é o atual líder do Brasileirão, Botafogo e o próprio Bahia – ainda que ambos tenham sido ajudados por SAFs – conseguiram elevar o nível de seus elencos. Muitos times conseguem bater de frente com o Flamengo hoje em dia.
Um resultado enorme para o Flamengo
O Bahia montou um time muito forte para a temporada com jogadores de altíssimo nível, principalmente no setor do meio de campo, com velhos conhecidos da torcida rubro-negra como Éverton Ribeiro e Jean Lucas. Então pensem comigo: Se o Flamengo está todo desfalcado, com vários titulares lesionados, jogadores em campo cansados, desgastados, novas lesões acontecendo, como a de Michael que acabou de chegar, porque que a torcida acha que o Flamengo, mesmo em uma situação precária, tem a obrigação de dominar um time da qualidade do Bahia?
A vitória no jogo de ontem, mesmo que pelo placar mínimo de 1 a 0, foi um resultado enorme para o Flamengo que agora traz a vantagem para o segundo jogo e pode se classificar jogando em casa. Diante de tantas dificuldades que o time enfrenta na atual temporada, o gol de Bruno Henrique é uma luz que pode brilhar o caminho do rubro-negro rumo ao título de um campeonato muito importante.
Surpreendentemente vivos
Olhar para o Flamengo cheio de problemas dentro de campo e, ainda sim, ver o time em vantagem na classificação para a semifinal da Copa do Brasil, classificado para as quartas de final da Libertadores e apenas quatro pontos atrás do líder do Brasileirão, sinceramente, é algo extraordinário o que o Flamengo está conseguindo fazer até aqui. Foi uma escolha do próprio Flamengo meter o pé no acelerador e ir com tudo para buscar todos os títulos do ano. Talvez fosse exatamente isso que a torcida imaginava ser o ideal para o clube, mas tudo tem seu preço. Essa escolha de querer ganhar tudo é que está cansando os jogadores e mesmo assim o Flamengo vai avançando nas competições. Não está do jeito que a torcida quer, mas é tudo o que o Flamengo precisa. Seguimos.