Estreante da noite, Joshua foi decisivo e levou o Flamengo à vitória em seu primeiro jogo no profissional - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Iluminado! Joshua marca no fim e Flamengo vence na Copa do Brasil 2025

Em sua estreia como profissional, Joshua fez o gol da vitória do Flamengo sobre o Botafogo-PB pela terceira fase da Copa do Brasil.

Na noite da última quarta-feira (1º), o Flamengo venceu o Botafogo-PB por 1 a 0, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e largou na frente pela terceira fase da Copa do Brasil. Com um gol marcado nos minutos finais por Joshua, jovem de apenas 17 anos que fez sua estreia como profissional, o Rubro-Negro saiu de campo com vantagem e moral elevada.

Time alternativo e estratégia de Filipe Luís

Com a maratona de jogos e compromissos simultâneos no Campeonato Brasileiro e na Libertadores, o técnico Filipe Luís optou por escalar um time praticamente reserva. Atletas como Pedro, Arrascaeta e De La Cruz foram preservados, enquanto jovens da base e jogadores em busca de espaço e mais minutos em campo receberam oportunidades.

Goleiro Michael salvou o Botafogo-PB durante grande parte do jogo - Foto: João Neto – Botafogo-PB
Goleiro Michael salvou o Botafogo-PB durante grande parte do jogo – Foto: João Neto – Botafogo-PB

A estratégia de Filipe foi clara desde o início: controlar a posse de bola, atuar de forma compacta e explorar a profundidade com jogadores rápidos pelas pontas, como Bruno Henrique e Luiz Araújo. No entanto, a equipe teve dificuldades para transformar domínio em efetividade. Apesar da posse superior, o Flamengo encontrou um Botafogo-PB bem postado defensivamente, apostando no contra-ataque.

Joshua entra, resolve e emociona

Aos 34 minutos do segundo tempo, Filipe Luís decidiu lançar Joshua, joia da base rubro-negra, como última tentativa de balançar as redes. Seis minutos depois, aos 40, o jovem fez história: após cabeçada de Juninho defendida pelo goleiro Michael, Joshua aproveitou o rebote e finalizou com precisão, decretando a vitória por 1 a 0.

Com gol de Joshua, Flamengo supera Botafogo-PB pela Copa do Brasil - Foto: Gilvan de Souza - Flamengo
Com gol de Joshua, Flamengo supera Botafogo-PB pela Copa do Brasil – Foto: Gilvan de Souza – Flamengo

A jovem promessa rubro-negra fez questão de agradecer ao treinador Filipe Luís pela oportunidade e revelou a emoção de marcar seu primeiro gol logo na sua estreia como profissional pelo Flamengo

“Agradeço ao Filipe Luís e a todos os companheiros de base que ajudaram a chegar aqui. Agradecer minha família. Momento único e inexplicável. Gosto sempre de glorificar Deus porque é quem me abençoa a fazer o que amo. Agradeço aos companheiros que me ajudaram muito. Todos foram excepcionais. Tenho um carinho muito grande pelo Filipe, ele me conhece muito bem” – celebrou o garoto.

Filipe Luís valoriza atuação coletiva e exalta Joshua

Após o confronto, o técnico Filipe Luís fez questão de valorizar o desempenho coletivo e o trabalho dos garotos. O time valorizou a posse de bola e teve muito volume ofensivo, com 24 finalizações, mas perdeu muitas chances.

“Hoje foi um daqueles dias em que o brilho na frente do goleiro estava apagado, mas é continuar trabalhando e insistindo para evoluir neste aspecto. Os jogadores se cobram muito e ficam doloridos quando perdem oportunidades de fazer o que é mais bonito no futebol. Quando eles não fazem gols, eu sei que ficam sentidos. Todos do ataque tiveram chances e, no final, só quem fez foi o menino da base.” – analisou Filipe Luís.

Filipe Luís em Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/CRF
Filipe Luís em Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/CRF

Sobre Joshua, o treinador Filipe Luís não poupou elogios e foi direto ao falar sobre a qualidade de jogo do jovem estreante

“Eu sei o talento que ele tem, é um meia que joga na mesma posição do Arrascaeta. Tem um talento que tem muita força. Frieza na área. É um cara que decide muito bem, as tomadas de decisões dele sempre são muito assertivas na área, e é um jogador que perde pouco a bola, tem uma visão de jogo muito boa.” – afirmou Filipe

Além de destacar toda a qualidade de Joshua, Filipe também destacou a emoção que sentiu no momento do gol da vitória e tratou o jovem como uma nova contratação para o clube.

“Então, além do carinho que eu tenho por ele, porque é um menino que você vê o brilho, a energia que ele entra, é positivo sempre, e os jogadores adoram ele. Encaixa muito bem no grupo e eu sinto como se tivéssemos contratado um jogador nesse momento, ganhar um menino de 17 anos que entra sem medo desse jeito, muito especial para mim.” – completou o treinador

Joshua comemora seu gol com Filipe Luís em Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Joshua comemora seu gol com Filipe Luís em Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Vantagem no confronto e próximos compromissos

Com a vitória, o Flamengo pode empatar no jogo de volta, marcado para o dia 21 de maio, no Maracanã, que ainda assim garante classificação para as oitavas de final. Até lá, o time carioca volta suas atenções para dois compromissos fora de casa: enfrenta o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, e depois o Central Córdoba, na Argentina, pela Libertadores. A tendência é que Filipe Luís retome os titulares nesses duelos, mas a atuação do time alternativo reforça a confiança em todo o elenco.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

plugins premium WordPress