Na mira do Flamengo, Diretor José Boto tem acordo para chegar depois do Natal

José Boto Flamengo

José Boto - Foto: Divulgação / Osijek

Dirigente português fez fama no Benfica e Shakhtar. Boto ainda cumpre agenda na Croácia, mas já estuda elenco rubro-negro e tem histórico de “achados” que valorizaram

A nova diretoria está prestes a assumir a presidência do Flamengo. Mas antes disso acontecer, Bap já está montando o elenco profissional para a temporada de 2025 e o primeiro reforço é na diretoria.

Com a intenção de profissionalizar o futebol rubro-negro, Bap já definiu o nome de José Boto para ser o novo Diretor de Futebol do Flamengo. Boto tem o nome consolidado no cenário europeu e seu trabalho ficou marcado por encontrar jogadores com muito potencial no mercado que, posteriormente, se destacaram, valorizaram o passe e foram vendidos por quantias muito mais elevadas do que foram contratados.

jose boto
José Boto — Foto: Shakhtar Donetsk

Quem é José Boto?

O trabalho mais famoso de José Boto aconteceu no Benfica, de Portugal, entre 2007 e 2018. Chegou a ser chefe de scout do clube e trabalhou com um velho conhecido da torcida flamenguista, Jorge Jesus. Boto também trabalhou com outro conhecido do futebol brasileiro, o treinador Luís Castro, durante sua passagem pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde ficou até 2021 na função de diretor-técnico. Nos últimos anos teve passagem pelo PAOK, da Grécia, e atualmente trabalha no Osijek, da Croácia.

Boto é especialista no mercado sul-americano e no sudeste Europeu, sendo responsável pela contratação de vários jogadores importantes como Ederson, David Luiz, Di Maria, Oblak, entre outros. O novo Diretor de Futebol do rubro-negro tem acordo com o presidente BAP para chegar ao clube depois do Natal.

“Primeiro, acredito em departamentos pequenos porque a informação circula mais rápido. É uma questão de gerenciamento de tempo, desde o momento em que você vê o jogador até o que decide. Quanto mais tempo o jogador que te interessa joga e se destaca, mais você vai pagar. Os clubes têm que pensar que um departamento de scout não é para gastar dinheiro, é para economizar.” – José Boto em entrevista ao jornal “AS”, da Espanha

José Boto Flamengo
Foto: Divulgação / Osijek

Torcida espera contratações melhores no futuro

Os torcedores do Flamengo aguardam ansiosamente para ver todo o sucesso que José Boto fez na Europa se repetindo aqui no futebol brasileiro. A expectativa é de que o vasto conhecimento de mercado do dirigente português seja melhor do que o trabalho realizado anteriormente. Muitos flamenguistas criticavam a diretoria passada por contratar “alvos óbvios” nos últimos anos.

“Muitas vezes, tão importante quanto quem você traz é quem você impede o seu clube de trazer. Gastar dinheiro com olheiros é economizar dinheiro no final. Também somos o contraponto para as ideias de treinadores que querem trazer “seus” jogadores, ou protegemos o clube da influência de empresários. Temos que evitar contratar por contratar.” – José Boto em entrevista ao jornal “AS”, da Espanha

Enquanto não é oficializado, Boto continua seu trabalho na Croácia, mas o dirigente já está estudando o planejamento de futebol do Flamengo para 2025. Ele já está familiarizado com os jogadores que compõem o elenco rubro-negro e já conversa com pessoas do clube sobre a pré-temporada, que será em janeiro, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress