Mosaico da torcida do Flamengo contra o Internacional pela Libertadores no Maracanã - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo liga alerta para queda de rendimento, mas vence Inter e larga na frente na Libertadores

Flamengo garante vitória com gol de Bruno Henrique e leva vantagem mínima para jogo da volta no Beira-Rio

O Flamengo deu um passo importante rumo às quartas de final da Copa Libertadores ao vencer o Internacional por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (13), no Maracanã. Com casa cheia e clima de decisão, o gol da vitória saiu ainda no primeiro tempo, quando Bruno Henrique, de cabeça, balançou as redes e fez a festa da Nação. O resultado dá ao Rubro-Negro a vantagem de jogar pelo empate no duelo de volta, no Beira-Rio, para confirmar a classificação.

Primeiro tempo avassalador no Maracanã

O início de jogo foi um retrato do que seria a primeira etapa: pressão intensa do Flamengo e dificuldades para o Internacional sair do campo de defesa. Logo no primeiro minuto, Luiz Araújo cobrou falta na entrada da área, mas a bola parou na barreira. Com posse superior a 75% e marcação alta, o time de Filipe Luís recuperava rapidamente a bola e sufocava o adversário.

Aos 12 minutos, Luiz Araújo cortou para o meio e arriscou, exigindo ótima defesa de Rochet. O domínio territorial era evidente, e aos 27 veio a recompensa: escanteio cobrado por Luiz Araújo e cabeçada certeira de Bruno Henrique no canto direito. Foi o 103º gol de Bruno Henrique com a camisa rubro-negra, sendo o 30º de cabeça.

Bruno Henrique comemora gol contra o Internacional pela Libertadores - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Bruno Henrique comemora gol contra o Internacional pela Libertadores – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Ainda no primeiro tempo, Allan quase ampliou após receber passe de Luiz Araújo, mas finalizou por cima. O intervalo chegou com nove finalizações do Flamengo contra apenas uma do Inter, além de clara superioridade técnica e territorial.

Queda de rendimento liga alerta

A falta de equilíbrio entre os dois tempos de jogo é um problema na equipe de Filipe Luís. Não é de hoje que o time carioca tem demonstrado queda de rendimento do primeiro para o segundo tempo. O mesmo cenário já havia acontecido em partidas como contra o Atlético-MG, na Copa do Brasil, e Ceará e Mirassol, pelo Brasileirão.

A discrepância no jogo contra o Inter foi enorme. O colorado subiu as linhas, passou a ter mais a bola e finalizou mais: quatro vezes contra apenas duas do Flamengo, que só voltou a ter chance de gol em chute de Luiz Araújo cara a cara com Rochet aos 43, mas pegou mal na bola. O Inter tentou pressionar nos acréscimos, mas sem criar chances claras para empatar.

Flamengo x Internacional pela Libertadores - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Flamengo x Internacional pela Libertadores – Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Filipe Luís admite problema e busca soluções

Após a partida, Filipe Luís reconheceu a queda de rendimento no segundo tempo e admitiu que o problema costuma aparecer quando o Flamengo já tem vantagem no placar.

— Tivemos chances no segundo tempo de fazer gols, mesmo sem o mesmo volume. Tivemos momentos de posse, esporádicos, mas é verdade que caímos bastante no nosso nível. Também pelo resultado a favor, talvez, é isso que vem acontecendo, essa queda no segundo tempo, é sempre quando o time está com um resultado favorável, mas o Inter também não criou chances, e a gente teve mais chances claras de gol. Levamos uma vantagem pequena para a volta, mas não tem nada definido, está totalmente aberto — completou o comandante rubro-negro.

Filipe Luís durante jogo do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luís durante jogo do Flamengo – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Mas nem tudo é motivo para preocupação. Se o ataque ainda busca mais precisão, a defesa rubro-negra apresenta números impressionantes. O jogo contra o Internacional marcou o 30º jogo sem sofrer gols em 2025, um dado que reforça a importância do sistema defensivo para as ambições do clube na temporada. Filipe Luís já destacou que “ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos” — e é justamente essa consistência atrás que sustenta a campanha.

Filipe Luís reconheceu a queda brusca de rendimento no segundo tempo e que precisa encontrar as explicações. Mas também soluções, afinal, as suas mexidas não têm surtido efeito. E como o próprio técnico disse lá atrás, com o melhor elenco da América do Sul nas mãos, se o time não render a culpa é dele.

Próximos compromissos

O reencontro entre Flamengo e Internacional será imediato: no domingo (17), às 18h30, os dois times se enfrentam pelo Brasileirão no Beira-Rio. Três dias depois, na quarta-feira (20), às 21h30, voltam a se enfrentar no mesmo palco para decidir a vaga nas quartas de final da Libertadores. O Rubro-Negro avança com um empate, enquanto o Colorado precisa vencer por dois gols de diferença no tempo normal para se classificar.

Gostou? Compartilhe

2 comentários em “Flamengo liga alerta para queda de rendimento, mas vence Inter e larga na frente na Libertadores”

Deixe um comentário

Veja Também

plugins premium WordPress