Flamengo vence o Criciúma de virada com gol de Gabigol e se mantém na briga pela liderança do campeonato brasileiro, mas a torcida ficou na bronca com atuação do time.
Flamengo e Criciúma se enfrentaram na tarde deste sábado (20) no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em jogo válido pela 18ª rodada do campeonato brasileiro. A partida ficou marcada pelo gramado ruim, o nível de atuação do time carioca, que foi abaixo do esperado, e um lance inusitado que definiu o placar do jogo.
Dificuldades no início
Os primeiros 45 minutos pareciam um roteiro que já foi visto nos últimos jogos: o Flamengo toma pressão do adversário e sofre um gol logo no início. Dessa vez, a única diferença é que o time conseguiu suportar por mais tempo a pressão do Criciúma e teve a defesa vazada “apenas” aos 30 minutos de jogo. O Flamengo ainda conseguiu criar algumas boas chances pelo lado esquerdo com Cebolinha, uma delas foi um cruzamento para Gerson, que por centímetros não conseguiu alcançar a bola. Pedro ainda teve a melhor oportunidade, em penalidade sofrida por Arrascaeta, mas o goleiro do Criciúma defendeu a cobrança. Mas isso não foi suficiente para acalmar os ânimos da torcida que, na saída para o intervalo, vaiou bastante a equipe e cobrou por um desempenho melhor na segunda etapa.
Uma nova esperança
Na volta do intervalo a torcida cantava a todo momento “Vamos virar, Mengo!”, mas em campo os jogadores não conseguiam apresentar uma efetividade ofensiva que fosse capaz de mudar o placar do jogo. Até que a redenção do atacante rubro-negro veio aos 30 minutos, em jogada bem trabalhada de Viña e assistência de Arrascaeta, Pedro precisou de apenas um toque na bola para empatar o jogo.
O pênalti inusitado
Aos 40 minutos do segundo tempo o árbitro Maguielson Lima Barbosa marcou pênalti em jogada bastante incomum. Uma bola foi jogada pela torcida do Flamengo que estava atrás do gol defendido pelo goleiro do Criciúma e ficou parada dentro da área. Cebolinha recebeu em condições de chutar para o gol, mas foi atrapalhado quando o jogador do Criciúma chutou a segunda bola em cima da que estava nos pés do atacante rubro-negro. Gabigol cobrou a penalidade e marcou o gol da virada, garantindo a vitória para o Flamengo.
O que diz a regra?
Segundo o livro de regras da Fifa, na página 102, artigo 1 da regra 12, é tiro livre direto se alguém “arremessar um objeto na direção da bola, de um adversário ou de um membro da equipe de arbitragem, ou tocar na bola com um objeto”. Portanto, de acordo com a regra, fica evidente que o árbitro agiu corretamente ao marcar a penalidade.
Como fica a tabela?
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 34 pontos e segue vivo na briga pela liderança do brasileirão. O próximo confronto será quarta-feira (24), fora de casa, contra a equipe do Vitória, no Barradão.
Fique ligado no FLA VOZ !
É muito tenso quando o Flamengo jogo como amador, um time.e conceituado, com ima história brilhante, porém, as vezes penso que continuam jogando como se fosse uma pelada.
O Gol do Pedro, com o passe de bola do Arrascaeta, foi perfeito, rápido, sem fazer paradinha, assim tem que ser.
Porque Espanha ganhou lindamente da Inglaterra, agilidade, ataque. O time está precisando disso.