Flamengo vence Criciúma sem dificuldades, mas Filipe Luís critica “Um Flamengo que não gosto”

Flamengo vence Criciúma

Foto: Leonardo Hubbe/AGIF

Flamengo vence Criciúma por 3 a 0 sem dificuldades, mas Filipe Luís critica bastante a postura dos jogadores em campo

O Flamengo não teve dificuldades para vencer o quase rebaixado Criciúma, em Santa Catarina, pela penúltima rodada do Brasileirão. Muitos jogadores ficaram de fora dessa partida e o Flamengo foi a campo com dez desfalques, entre lesionados, suspensos e poupados.

Mesmo com apenas três titulares na escalação inicial (Bruno Henrique, Plata e Pulgar) e sem mais nenhuma aspiração no Brasileirão, o Flamengo foi soberano na partida e venceu por 3×0, se mantendo na terceira colocação da tabela.

agif24120421515679
Foto: Leonardo Hubbe/AGIF

Primeiro tempo

O Flamengo sobrou na posse de bola (64%), mas teve atuação morna. As melhores chances eram do Criciúma. Os donos da casa finalizaram mais do que o dobro (11 a 4) e ainda tiveram uma bola na trave.

No último ataque antes do intervalo, porém, saiu o gol rubro-negro. Bruno Henrique deu passe por baixo para Ayrton Lucas, que deu uma cavadinha para o meio da área. Varela chegou e chutou forte de primeira para abrir o placar: 1 a 0

Luiz Araújo brilha no segundo tempo

Depois de dois meses e meio sem jogar por conta de lesão, Luís Araújo voltou a jogar uma partida pelo Flamengo e já voltou muito bem, com participação direta nos gols que selaram a vitória rubro-negra. Foi dele o chute que pegou no braço do zagueiro do Criciúma e gerou um pênalti. Bruno Henrique cobrou e fez o segundo gol da equipe carioca.

Quase no fim, o próprio Luiz Araújo recebeu um belo passe de Pulgar, saiu na cara do goleiro adversário e marcou o terceiro gol do Flamengo, que finalizava a partida com o placar de 3 a 0.

luiz araujo flamengo x criciuma brasileirao 860x484 1
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Filipe Luís critica

O treinador Filipe Luís deixou claro que a proposta de jogo era a mesma das partidas anteriores: ser o protagonista. Quem não assistiu a partida e viu apenas o placar final, pode achar que foi um jogo incrível do Flamengo. Porém, os jogadores em campo não demonstravam qualquer empolgação para atender todos os requisitos da proposta de jogo do treinador.

– A proposta foi a mesma: de ser protagonista do jogo e tentar a todo momento agredir o adversário. É verdade que estávamos circulando de uma forma que eu não gosto, um pouco mais lenta a circulação. E acelerando o jogo quando não precisava acelerar. Isso levava o time a ter idas e voltas na bola. O bloco defensivo ficou descompactado nessas idas e voltas, perdas de bola que o time não costuma ter. Isso fez com que o time gerasse um espaço muito grande no meio.

filipe luis flamengo criciuma scaled aspect ratio 512 320
Foto: Leonardo Hubbe/AGIF

“Um Flamengo que eu não gosto”

Com um time muito modificado parecia que faltava química entre os jogadores e isso não agradou em nada o técnico Filipe Luís, que reclamou da falta de comprometimento tático dos jogadores que estavam tomando decisões equivocadas.

– Acabou tendo as idas e voltas que eu não gosto e que eu não queria. O jogo foi planejado da mesma forma, mas nem todos os adversários são iguais, existia um certo nervosismo pela parte do Criciúma, um jogo vertical também. E, da nossa parte, jogadores que não vinham jogando tanto; então é natural, até eles se encontrarem em campo, alguns erros. A partir do momento em que o time se encontrou em campo, começaram a jogar um pouco mais. O que quero dizer com isso? O fato de a gente perder a bola não deixou a gente formar nossa estrutura de ataque. Os jogadores não estavam posicionados onde deveriam estar, acabou que o nosso ataque foi um pouco anárquico. Acabamos sendo um Flamengo que eu não gosto.

Nada de entregar

Muitos torcedores nas redes sociais estavam pedindo para o Flamengo entregar o jogo contra o Criciúma para poder prejudicar o rival Fluminense que luta pelo rebaixamento. Entretanto, Filipe Luís deixou claro que o pedido inusitado da torcida não influenciou em nada a atuação do time e afirmou que sempre pensou dar o seu melhor.

– Não influenciou absolutamente nada, não jogamos para o Fluminense, não jogamos para o Criciúma. Jogamos para a nossa torcida, por nós e pelos nossos valores. Um valor firme que tenho na minha vida é que no futebol você tem que entregar tudo o que você tem. Se você entrega, o futebol devolve. Quando você não entrega tudo o que tem para o futebol, você não colhe os frutos. Preparamos o jogo da mesma forma que preparamos todos os outros. Poderia estar falando aqui depois de uma derrota. E aí todo mundo teria falado: entregou o jogo. De forma nenhuma. Não entregamos o jogo, somos profissionais, mas muito acima de ser profissional são os nossos valores como pessoas. O que me fez chegar aqui e sentar nessa cadeira foi dar tudo pelo futebol. E jamais abriria mão disso.

Último jogo do ano

O resultado deixa o Flamengo em terceiro lugar no Brasileirão, com 69 pontos. Essa foi a 14ª partida de Filipe Luís com nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. É o oitavo jogo que o time não sofre gol com o novo treinador.

O Flamengo fará seu último jogo em 2024 no próximo domingo, às 16h, contra o Vitória, no Maracanã. O jogo será marcado pela despedida do ídolo Gabigol com a camisa do Flamengo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress