Filipe Luís e Pedro no Flamengo - Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo enfrenta Santos com desfalques, improvisos e retorno marcante após 14 anos

Pedro fora novamente, Varela improvisado e Danilo de volta à Vila: veja provável escalação, desfalques e retrospecto do duelo pelo Brasileirão.

O Flamengo visita o Santos nesta quarta-feira (17), às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da Série A, empatado em pontos com o Cruzeiro, mas com um jogo a menos, o Rubro-Negro chega para o duelo contra a equipe paulista com desfalques e improvisos na escalação.

Pedro fora e lateral improvisada

O atacante Pedro, principal goleador do elenco, está fora mais uma vez. Filipe Luís também não poderá contar com Alex Sandro, ainda em recuperação de lesão na coxa, nem com Ayrton Lucas, que trata uma ferida na perna. Diante disso, o técnico decidiu improvisar Varela na lateral esquerda.

O último treino aconteceu na manhã de terça-feira, no Ninho do Urubu, antes do embarque para São Paulo no fim da tarde. Além de Pedro, Michael ficou no Rio para tratar dores no tornozelo esquerdo. Pulgar segue no Chile, em recuperação de cirurgia no pé direito.

Pedro treino Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Pela segunda vez seguida Pedro não foi relacionado para jogo do Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Provável Flamengo

A provável escalação tem Rossi no gol; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz ou Danilo na defesa, com Varela improvisado. O meio deve ter Allan, Jorginho e Arrascaeta. Na frente, Luiz Araújo, Bruno Henrique e Plata aparecem como opções ofensivas.

Matheus Gonçalves é novidade entre os relacionados. O jovem atacante voltou após atuar pelo sub-20, já que o clube desistiu de negociá-lo com o Cruzeiro. Outra surpresa é Shola, nigeriano que começa a ganhar espaço no elenco principal.

Relacionados do Flamengo contra o Santos — Foto: Divulgação
Relacionados do Flamengo contra o Santos com Pedro ficando fora mais uma vez — Foto: Divulgação

Danilo de volta à Vila

Um dos destaques é o reencontro de Danilo com a Vila Belmiro. O zagueiro não joga no estádio desde novembro de 2011, quando ainda defendia o Santos. Foram 80 partidas pelo Peixe, com 10 gols e títulos como a Libertadores e o Paulistão de 2011. Seu retrospecto na Vila: 21 vitórias em 33 jogos.

No Flamengo, Danilo ostenta números expressivos: são 15 jogos, 11 vitórias, quatro empates e apenas três gols sofridos. Ele ainda não sabe o que é perder com a camisa rubro-negra.

“Apesar de ter sido um ano e meio no Santos, parece que foram cinco, seis anos de tão intensos que foram. Vai ser emocionante voltar. Espero reencontrar o ambiente incrível da Vila Belmiro”, disse o defensor à FlamengoTV.

Danilo comemora um dos três gols pelo Flamengo — Foto: André Durão
Danilo comemora um dos três gols pelo Flamengo — Foto: André Durão

Retrospecto do confronto

O clássico interestadual é equilibrado. Desde 1971, Flamengo e Santos se enfrentaram 76 vezes pelo Brasileirão. O Rubro-Negro venceu 31, o Santos ganhou 23, e houve 22 empates. Nos gols, são 89 marcados pelo Fla contra 83 do Peixe.

O duelo carrega partidas históricas, como o 5 a 4 na Vila em 2011, com show de Ronaldinho e Neymar, além do 4 a 0 santista em 2019, o famoso “amasso de Sampaoli” sobre o time de Jorge Jesus.

Ronaldinho e Neymar se cumprimentam em Santos x Flamengo de 2011 - Foto Ivan Storti / Lancepress
Ronaldinho e Neymar se cumprimentam em Santos x Flamengo de 2011 – Foto Ivan Storti / Lancepress

Momento dos times

Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo soma 27 pontos em 13 rodadas (porém com um jogo a menos) e quer vencer a partida desta noite para abrir vantagem sobre o Cruzeiro, que está em segundo lugar e tem a mesma pontuação. Porém, o Rubro-Negro leva vantagem no saldo de gols: são 22 contra 12 da equipe mineira. Já o Santos é o 16º colocado, o primeiro fora do Z-4, com 11 pontos, e aposta na força da Vila Belmiro para reagir e tentar se afastar da zona de rebaixamento

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Veja Também

plugins premium WordPress