Flamengo precisa buscar reforços para definição do elenco em 2025

José Boto em entrevista coletiva no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

José Boto em entrevista coletiva no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

A diretoria do Flamengo ainda não fez nenhuma contratação para repor perdas recentes. O foco agora é mudar este cenário para definir o time rubro-negro na temporada.

O ano de 2025 do Flamengo começa na tarde da próxima quarta-feira, dia 8, no Ninho do Urubu. Serão dois dias de atividades no CT e, em seguida, os jogadores do elenco principal viajam para os Estados Unidos onde o clube fará sua pré-temporada.

O planejamento inicial já foi estabelecido pelo novo diretor de futebol José Boto com ajuda do treinador Filipe Luís. Durante a ausência do elenco principal, ficou definido que os Garotos do Ninho vão representar o clube no começo do campeonato Carioca.

Boto tem aproveitado cada momento no Ninho do Urubu para observar melhor os jogadores que já estão treinando por lá. Alguns deles fazem parte do elenco principal como Carlinhos, Lorran e Cleiton. O zagueiro Pablo, velho conhecido do clube, retornou de empréstimo e também está sendo observado por José Boto, que divide a atenção entre os jogadores mais conhecidos e os jovens da base, que esperam receber a oportunidade de jogar entre os titulares neste ano.

Time alternativo do Flamengo treina para o Campeonato Carioca (Foto:Gilvan de Souza / CRF)
Time alternativo do Flamengo treina para o Campeonato Carioca (Foto:Gilvan de Souza / CRF)

Definição do elenco

O Flamengo está aproveitando este período de início de temporada para também começar a definir seu elenco para a temporada de 2025. A permanência do lateral-direito Wesley, que teve grande destaque no ano passado e considerado um dos melhores na posição, foi uma das prioridades de José Boto neste início de trabalho.

Não à toa, o Flamengo já recusou três propostas da Europa pelo jogador, sendo duas da Inglaterra (Aston Villa e Everton) e uma da Itália (Milan). A ideia é manter o atleta pelo menos até o meio do ano, para a disputa do Mundial, quando o jogador poderá estar mais valorizado. O desejo da diretoria rubro-negra é de que Wesley seja vendido por valores na casa dos 30 milhões de euros.

Flamengo precisa buscar reforços

Enquanto jogadores novos não chegam, os que estão no elenco principal hoje podem não demorar muito para sair. É o caso do zagueiro Fabrício Bruno, que ficou no clube mesmo recebendo propostas nas últimas janelas de transferências, mas agora parece estar de saída.

O novo interessado é o Cruzeiro e o Flamengo aceita vender o jogador para o clube mineiro, mas os valores ainda precisam ser ajustados. O rubro-negro quer uma quantia próxima de 8 milhões de euros por 70% dos direitos econômicos do atleta. Se ambos concordarem, a negociação pode ser concretizada antes mesmo do zagueiro se reapresentar no Ninho do Urubu.

Fabrício Bruno Flamengo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Fabrício Bruno Flamengo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Com a possível saída de Fabrício Bruno, a posição de zagueiro que antes não era prioridade para uma nova contratação, pode passar a ser. Somado ao fato de não ter renovado o contrato com David Luiz, o Flamengo precisa mapear o mercado para suprir a perda de dois jogadores da mesma posição.

Sem contar os já mencionados anteriormente, o clube tem apenas 4 zagueiros no elenco: Léo Pereira e Léo Ortiz, que são considerados os titulares, Cleiton, reserva, e Pablo, que retornou de empréstimo, mas ainda é uma incógnita se permanecerá ou não no clube.

É preciso olhar para frente

A busca incessante por um novo atacante continua. O Flamengo ainda não conseguiu achar no mercado alguém que possa substituir a saída de Gabigol e ser titular enquanto Pedro se recupera da grave lesão que sofreu na temporada passada. As conversas iniciais, entre José Boto e Filipe Luís, foram importantes para definir o estilo de jogo desse alvo para o ataque rubro-negro, um atacante que possa jogar junto com Pedro, mas que também possa disputar a posição com o camisa 9.

Outras duas posições também estão sendo observadas: um meia e um ponta. O jogador do meio de campo que a diretoria busca, precisa ter o perfil de um “camisa 8” completo que possa ajudar o time tanto nos momentos defensivos quanto nos ofensivos.

José Boto, diretor técnico do Flamengo, em entrevista coletiva (Foto: Marcelo Cortes/CRF)
José Boto, diretor técnico do Flamengo, em entrevista coletiva (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Apesar de ter apontado as carências do elenco e ter em mente as características dos jogadores que procura para repor o elenco, o Flamengo não está e nem pretende ser um forte comprador nesta janela de transferências. O discurso interno no clube é de que as novas contratações precisam ser certeiras, com margem de erro quase zero e, por isso, o clube já assumiu que não vai ter pressa para contratar agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress