Vitória no jogo da ida coloca Flamengo em vantagem para conquistar mais um título estadual. Rubro-Negro pode jogar por um empate na volta.
Na noite desta quarta-feira (12), às 21:30, Flamengo e Fluminense se enfrentaram no Maracanã pela primeira partida da decisão do Campeonato Carioca de 2025. E quem saiu na frente foi o Flamengo. Jogando como visitante – apesar dos dois jogos serem no mesmo estádio – o Rubro-Negro venceu a equipe Tricolor pelo placar de 2 a 1 e agora segue para o segundo e decisivo confronto mais perto do título. Wesley e Juninho marcaram os gols do Fla, enquanto Keno diminuiu para o Flu.
Mesmo tendo sido o líder da Taça Guanabara, nas finais do Carioca o Rubro-Negro não têm a mesma vantagem que conquistou nas semifinais. Caso haja empate no placar agregado da decisão, o campeão será decidido nos pênaltis, conforme previsto no regulamento.
Flamengo abre placar cedo
O clássico começou agitado, com o Flamengo tomando a iniciativa logo no início da partida. A equipe rubro-negra abriu o placar aos 6 minutos, quando Wesley arriscou um chute forte de fora da área. A finalização não parecia ser das mais perigosas, mas o goleiro Fábio falhou ao tentar a defesa e a bola foi parar no fundo da rede.

Apesar do gol sofrido, o Fluminense cresceu ao longo da primeira etapa. A grande oportunidade de empate surgiu aos 31 minutos, quando Jhon Arias ficou cara a cara com o goleiro Rossi, após um vacilo da defesa rubro-negra. No entanto, o atacante desperdiçou a chance, mandando a bola para fora.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Flamengo quase ampliou o marcador. Pulgar recebeu um passe de cabeça de Gerson, dominou no peito e finalizou com força, obrigando o goleiro Fábio a fazer uma grande defesa.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Flamengo demonstrou mais intensidade e quase marcou o segundo gol com Arrascaeta, que recebeu um passe de Gerson e bateu firme da entrada da área. A bola desviou na defesa, mas Fábio apareceu novamente para evitar o gol.
O Fluminense, por sua vez, teve dificuldades para criar jogadas ofensivas, mesmo após as mudanças promovidas por Mano Menezes. O Rubro-Negro aproveitou a apatia do rival e chegou ao segundo gol com Juninho. O atacante se aproveitou de uma rebatida de Ignácio dentro da área, finalizou e contou com um desvio no próprio zagueiro tricolor para enganar Fábio e ampliar o placar.
Sem mais alternativas, o Fluminense se viu obrigado a partir para o ataque, pressionou nos minutos finais e conseguiu diminuir a desvantagem aos 43 minutos. Gabriel Fuentes cruzou da esquerda, e Keno conseguiu desviar de cabeça, vencendo Rossi e diminuindo o prejuízo para o Flu na partida.

Clima quente após o apito final
Assim que o clássico terminou, um princípio de confusão tomou conta do gramado. O zagueiro argentino Freytes, que sequer entrou no jogo, foi tirar satisfações com Luiz Araújo, do Flamengo, após uma provocação mútua envolvendo também o técnico Mano Menezes. A discussão acalorada envolveu jogadores dos dois lados, que precisaram ser contidos pelos companheiros para evitar uma briga generalizada.
Já com os times nos vestiários, o árbitro Yuri Elino foi até a cabine do VAR, revisou as imagens da confusão e chamou o capitão do Fluminense, Thiago Silva, para comunicar a expulsão de Freytes, mesmo sem o zagueiro ter participado da partida.

Próximos passos
Com a vitória, o Flamengo deu um passo importante rumo ao título, enquanto o Fluminense vai precisar correr atrás para manter suas chances vivas. O segundo e decisivo jogo para conhecermos o campeão do Campeonato Carioca de 2025 está marcado para o próximo domingo (16), às 16h (horário de Brasília) no Maracanã. O Rubro-Negro é o maior vencedor estadual com 38 títulos, podendo chegar ao 39°. O Flu vem logo atrás com 33. Enquanto o Flamengo pode voltar a conquistar um bicampeonato após cinco anos, o Tricolor pode diminuir a distância para o rival.