Jogo na Arena Castelão termina sem gols e, com os resultados da rodada, as chances de título do Flamengo no campeonato brasileiro se encerram de vez.
Nesta terça-feira, Flamengo empata com o Fortaleza. Eles se enfrentaram na Arena Castelão em busca de aumentar as chances de ainda tentarem brigar pelo título Brasileiro, mas ambas as equipes desperdiçaram. O Fortaleza ainda pode sonhar, pois matematicamente continua com chances, ainda que pequenas. Por outro lado o Flamengo dá adeus de vez à competição. O time Rubro-Negro está dez pontos atrás do líder Botafogo e, com apenas mais nove pontos a serem disputados, não pode mais ser campeão.
Flamengo foi superior, mas pouco efetivo
O Fortaleza começou a partida com o retrospecto de ser o melhor mandante do Brasileirão, mas isso não assustou o Flamengo, que foi superior durante toda a primeira etapa, com muita posse de bola. O time até conseguiu criar boas chances como, por exemplo, a bola na trave na cabeçada de Bruno Henrique. Porém o sentimento de todos que acompanhavam a partida era de que o Flamengo tinha o controle do jogo, mas não conseguia converter a superioridade em chances claras e, principalmente, em gols.
Filipe Luis até surpreendeu quando escalou inicialmente quatro atacantes (Michael, Plata, Gabi e Bruno Henrique), o que poderia deixar o time muito exposto contra um adversário que gosta de jogar no contra-ataque. Mas a inovação tática deu certo e o Flamengo terminou a primeira etapa com 66% de posse de bola e um total de 7 finalizações, contra apenas 2 do Fortaleza.
Expulsão decretou o fim
O Flamengo manteve o ritmo de dominar a partida no segundo tempo, Filipe Luis mexeu no time, entendeu as necessidades da partida e parecia prestes a iniciar o plano perfeito para vencer o jogo. O que o treinador não esperava é que, aos 21 minutos, Pulgar, que estava fazendo uma boa partida, mas que já estava pendurado com um cartão amarelo, chegou atrasado em uma disputa de bola com Marinho, tomou o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho.
Com um homem a menos o treinador rubro-negro precisou mudar sua estratégia. Fez a linha de 5 defensores, deixou apenas um atacante na frente e povoou o meio de campo. Porém, mesmo com as dificuldades, o time continuou superior ao Fortaleza. Mesmo com dez jogadores, o Flamengo conseguiu sofrer pouco e criar chances de gol, mas as finalizações ruins ou, em alguns casos, a falta delas, foram determinantes para o time não conseguir vencer a partida, dando fim às chances de sonhar com mais um título no Brasileirão.
Um pingo de esperança
Mais uma vez Filipe Luis inovou taticamente, fez o Flamengo dominar o adversário, ser o protagonista da partida e deixou um pingo de esperança aos torcedores para o Brasileirão de 2025: se continuar no clube, vai brigar fortemente pelo título. Na época de atleta, Filipe já dizia que o campeonato por pontos corridos era sua competição preferida e reafirmou tal predileção. Como diz a famosa faixa nas arquibancadas rubro-negras, o “Brasileiro é obrigação” e tal frase também faz parte do vocabulário do treinador.
Agenda
Sem mais nenhuma chance de título, o Flamengo termina a 35ª rodada em 5º lugar, com 63 pontos. O próximo compromisso é domingo, às 16 hs, contra o Internacional, no Maracanã.