Flamengo caiu de rendimento após saída de Allan contra o Santos — Foto: Jota Erre / AGIF

Flamengo vacila no fim, perde pro Santos e desperdiça chance de se isolar na liderança do Brasileirão

Flamengo tem amplo domínio, mas equipe de Filipe Luís não transforma volume em gols; Pedro pode voltar no clássico.

Na noite de quarta-feira (16), o Flamengo foi superado pelo Santos por 1 a 0, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputado na Vila Belmiro. Mesmo com ampla superioridade na posse de bola, o Rubro-Negro não conseguiu converter o domínio em gols.

Apesar do revés, o Flamengo permanece momentaneamente na liderança da competição e agora volta suas atenções para o clássico contra o Fluminense, no próximo domingo (20), às 19h30, no Maracanã.

Flamengo domina, mas sem efetividade no ataque

O Flamengo começou a partida demonstrando iniciativa ofensiva, com Bruno Henrique levando perigo logo aos três minutos, em chute que passou rente à trave de Gabriel Brazão. Ao longo da primeira etapa, o time carioca consolidou a posse de bola no campo ofensivo, girando o jogo e tentando encontrar espaços na defesa santista.

A melhor oportunidade da etapa inicial veio aos 20 minutos. Em rápida troca de passes, Arrascaeta tabelou com Plata, que bateu forte e obrigou o goleiro santista a fazer uma grande defesa. O Rubro-Negro ainda teve chance com Danilo, de cabeça, após cobrança de falta de Luiz Araújo, novamente parado por Brazão.

Plata na partida contra o Santos - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Plata na partida contra o Santos – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Mesmo com 74% de posse de bola ao longo do jogo, o Flamengo não foi efetivo nas finalizações. Faltou precisão no último passe e contundência na área. Sem Pedro, referência habitual no ataque, a equipe teve dificuldades para transformar o controle em gols.

Santos aposta em contra-ataques e decide no fim

O Santos, por sua vez, apostou nos contra-ataques desde o início. Ainda no primeiro minuto de jogo, Barreal quase surpreendeu Rossi. Em outra chegada perigosa, Deivid Washington obrigou o goleiro flamenguista a trabalhar. A equipe da casa se manteve compacta defensivamente e buscou explorar os espaços deixados pelo Flamengo.

No segundo tempo, o Rubro-Negro voltou com mudanças: Léo Pereira entrou no lugar de Ortiz, e Filipe Luís promoveu as entradas de Cebolinha e De La Cruz durante a etapa. Plata teve ótima chance logo aos dois minutos, em jogada iniciada por belo passe de calcanhar de Arrascaeta, mas parou mais uma vez em Brazão. Em cobrança de falta perigosa, De La Cruz também exigiu boa defesa do goleiro santista.

Plata tentou encobrir Brazão, mas o goleiro fez a defesa - Foto: Gilvan de Souza / CRF
Plata tentou encobrir Brazão, mas o goleiro fez a defesa – Foto: Gilvan de Souza / CRF

Mas foi o Santos quem conseguiu o gol da vitória. Aos 38 minutos, Neymar recebeu dentro da área, passou por dois marcadores e bateu cruzado, sem chances para Rossi. O camisa 10 foi decisivo em um momento crucial, aproveitando o espaço concedido pela defesa rubro-negra.

Léo Pereira alerta: “Não pode acontecer para quem quer ser campeão”

Após a partida, o zagueiro Léo Pereira lamentou o erro de marcação que resultou no gol de Neymar e cobrou mais atenção do setor defensivo do Flamengo:

– Bom, acho que a gente teve controle boa parte do jogo, essa é a verdade. Faltou o último passe. Criamos pouco. O time que está liderando o campeonato e sempre marca gols. Acho que a gente criou pouco para poder concluir, para poder sair com o resultado positivo. E a gente sabia que eles iam jogar por uma bola. Eles tiveram essa bola ali no final do jogo. O descuido nosso, que não pode acontecer para quem quer ser campeão do Brasileiro – afirmou Léo Pereira

Léo Pereira durante a partida contra o Santos - Foto: Jota Erre/AGIF
Léo Pereira durante a partida contra o Santos – Foto: Jota Erre/AGIF

Ausência de Pedro pesa no ataque

Um dos principais tópicos debatidos após a derrota foi a ausência de Pedro. Sem o centroavante em campo, o Flamengo teve dificuldades para encontrar presença na área. Filipe Luís optou por uma formação com Bruno Henrique, Luiz Araújo e Plata no ataque, apostando na movimentação e velocidade, mas sem uma referência centralizada.

Ao ser questionado sobre a situação do camisa 9, Filipe Luís preferiu não se alongar:

– O assunto do Pedro já está encerrado. Falei tudo que tinha que falar na coletiva e ele já se posicionou. É assunto encerrado. A única coisa que resta para nós dois é trabalhar e ajudar o Flamengo – afirmou o treinador.

Filipe Luís durante o jogo do Flamengo contra o Santos - Foto: Mauricio De Souza/AGIF
Filipe Luís durante o jogo do Flamengo contra o Santos – Foto: Mauricio De Souza/AGIF

Clássico será crucial

A derrota para o Santos interrompe uma sequência positiva do Flamengo no Campeonato Brasileiro e serve de alerta para o Flamengo. Ter a posse da bola não é suficiente para vencer partidas, especialmente quando se enfrenta adversários que sabem aproveitar uma única oportunidade.

Com a liderança ameaçada, o time de Filipe Luís terá pela frente o Fla-Flu, no Maracanã, como oportunidade de dar uma resposta imediata. A presença ou não de Pedro, que ainda é uma incógnita, pode ser determinante para o desempenho da equipe. Bruno Henrique, que poderia ser uma alternativa como centroavante, recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso para o clássico.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Veja Também

plugins premium WordPress