Rubro-Negro estreia na Copa do Brasil contra o Botafogo-PB e Filipe Luís deve poupar titulares para dar rodagem ao elenco. Veja todas as mudanças.
O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (1º) para enfrentar o Botafogo-PB pela terceira fase da Copa do Brasil, e o técnico Filipe Luís já sinalizou que a equipe contará com uma formação alternativa. Após a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians no último domingo (27), o elenco se reapresenta nesta terça-feira (30) e terá apenas dois treinos antes de embarcar para São Luís, onde enfrentará o Botafogo-PB no Estádio Castelão.
Goleiro titular definido e reservas no radar
Uma das poucas certezas para esta partida é a titularidade do goleiro Matheus Cunha. Filipe Luís confirmou a escolha ainda na entrevista pós-jogo contra o Corinthians, alegando a necessidade de descanso para Rossi, que atuou em 18 das 21 partidas do clube na temporada, sendo 15 delas de forma consecutiva.
Além de Matheus Cunha, outros jogadores estão no radar de Filipe Luís e devem receber oportunidade. Matheus Gonçalves, jovem de 19 anos, voltou a ter minutos em campo após um mês no banco e foi elogiado pelo treinador, que destacou sua versatilidade e desempenho nos treinos.
— A melhor versão dele, para mim, seria aberto na ponta direita. É um jogador de drible, criativo, que se resolve bem em espaços curtos. Senti que ele merecia esses minutos — comentou Filipe.
Allan, Juninho e Varela também figuram entre os cotados para começar jogando. No ataque, com Pedro poupado, a dúvida fica entre Bruno Henrique e o próprio Juninho, em busca de mais oportunidades.

Nomes importantes devem ser preservados
Entre os atletas mais desgastados e que devem ficar fora da viagem, estão Arrascaeta, que vem de uma sequência de sete partidas como titular, e o lateral Alex Sandro, em fase final de recuperação de um edema muscular na coxa esquerda.
A zaga também poderá sofrer alterações. Léo Ortiz e Léo Pereira, os jogadores de linha com maior minutagem da equipe (1.678 e 1.647 minutos, respectivamente), devem ser preservados. Danilo, recém-recuperado de lesão, surge como possível titular.
No meio-campo, Pulgar, Gerson e De La Cruz estão entre os nomes que podem ser poupados. O uruguaio, apesar de não ter iniciado dois dos últimos quatro jogos, ainda assim é visto como atleta que precisa de descanso.
Estratégia clara: prioridade é o Brasileirão
A decisão de escalar um time alternativo também reflete a estratégia da diretoria para 2025. O Campeonato Brasileiro é tratado como a principal obsessão. O diretor de futebol, José Boto, já deixou claro que, se houver necessidade de priorizar uma competição, será o torneio nacional.
— Nos clubes por onde passei, os títulos nacionais são mais importantes. Nós, no Flamengo, temos que entrar em tudo para ganhar. Mas, se precisarmos priorizar, será o Brasileirão — afirmou o dirigente português.

Copa do Brasil como espaço para oportunidades
Com um elenco numeroso e qualificado, a Copa do Brasil se apresenta como o cenário ideal para dar ritmo aos jogadores menos utilizados. Em 2025, o Flamengo tem apenas três derrotas no ano e vive bom momento: são 17 gols nos últimos 10 jogos e liderança isolada do Brasileirão.
A tendência é que a Copa do Brasil funcione como um “laboratório competitivo”, onde peças alternativas são testadas sem abrir mão da ambição por títulos. Filipe Luís deixou claro que, apesar das mudanças, a vitória contra o Botafogo-PB é vista como fundamental.

Retrospecto contra o Botafogo-PB e mudança de sede
Esta será a terceira vez que Flamengo e Botafogo-PB se enfrentam logo na estreia rubro-negra na Copa do Brasil. Em 1999, os times empataram por 3 a 3 em um duelo eletrizante com dois gols de Romário. Já em 2003, o Flamengo venceu por 4 a 1 e eliminou a partida de volta graças ao regulamento da época.
Agora, o jogo acontece a 1.569 km de João Pessoa, já que o Botafogo-PB vendeu o mando de campo para o Castelão, em São Luís (MA). A expectativa é de arquibancadas lotadas com torcedores rubro-negros na noite desta quinta-feira.
Com time alternativo, elenco renovado e foco estratégico, o Flamengo estreia na Copa do Brasil buscando não apenas a classificação, mas também manter o ritmo de vitórias e gestão eficiente de seu plantel em uma temporada que promete ser desafiadora.