A decisão contra Bruno Henrique ainda cabe recurso, mas já representa um impacto significativo para o time de Filipe Luís, que perde o jogador em momento decisivo da temporada.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu nesta quinta-feira (4) aplicar uma dura punição ao atacante Bruno Henrique, do Flamengo. Após mais de oito horas de julgamento, os auditores entenderam que o camisa 27 agiu de forma contrária à ética desportiva ao forçar um cartão amarelo em partida contra o Santos, em novembro de 2023, no Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado foi uma suspensão de 12 jogos e multa de R$ 60 mil.

Julgamento longo e dividido
Bruno Henrique foi inicialmente denunciado em diversos artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), entre eles o artigo 243, que trata de manipulação para prejudicar uma equipe de forma deliberada. Nesse ponto, o atacante foi absolvido. No entanto, por maioria de votos (4 a 1), os auditores concluíram que ele feriu a ética desportiva, com base no artigo 243-A.
A Procuradoria também havia incluído no processo outros atletas amadores e pessoas ligadas ao jogador, entre eles seu irmão, Wander Nunes Pinto Júnior, além de amigos próximos. Parte deles acompanhou a audiência de forma virtual.

Bruno Henrique, que estava de folga na Bahia, participou do julgamento por videoconferência. Em breve pronunciamento, declarou-se inocente:
“Gostaria de reafirmar minha inocência, dizer que confio na Justiça Desportiva, jamais cometi as infrações de que sou acusado. Faço questão de mostrar respeito e minha total confiança nesse tribunal. Que tudo transcorra de forma leve e justa”. – declarou Bruno Henrique
Defesa prepara recurso e aposta em efeito suspensivo
O Flamengo e o estafe jurídico do jogador anunciaram que irão recorrer da decisão. A expectativa é que o caso seja levado ao pleno do STJD. Até lá, o clube pedirá efeito suspensivo para garantir a presença do atacante em campo.
De acordo com a legislação esportiva, esse pedido pode ser aceito sempre que a pena ultrapassa dois jogos. No entanto, como se trata de um processo envolvendo apostas esportivas, não está descartada uma resposta negativa. Ainda assim, os advogados rubro-negros se mostram confiantes.
Em nota oficial, a defesa de Bruno Henrique destacou que parte dos auditores votou pela absolvição e reforçou a confiança na reversão da decisão:
“A defesa do atleta pedirá efeito suspensivo e entrará com recurso para que o pleno do STJD possa definitivamente julgar o tema, confiando que a justiça será reestabelecida com a absolvição do atleta”.
Impacto esportivo: 12 jogos de fora
Caso a suspensão seja mantida, Bruno Henrique desfalcará o Flamengo em uma série de confrontos importantes do Brasileirão. Entre eles, clássicos contra todos os rivais cariocas, além de partidas importantes na briga pelo título, como contra Palmeiras e Cruzeiro.
A lista de jogos em que o camisa 27 pode ficar fora inclui:
- Juventude x Flamengo – 14/09
- Flamengo x Vasco – 21/09
- Corinthians x Flamengo – 28/09
- Flamengo x Cruzeiro – 02/10
- Bahia x Flamengo – 05/10
- Botafogo x Flamengo – 15/10
- Flamengo x Palmeiras – 19/10
- Fortaleza x Flamengo – 26/10
- Flamengo x Sport – 02/11
- São Paulo x Flamengo – 05/11
- Flamengo x Santos – 09/11
- Fluminense x Flamengo – 19/11
Durante a sessão, o relator Alcino Guedes sugeriu que a punição fosse estendida a competições internacionais, o que incluiria a Libertadores. O Flamengo, no entanto, rechaçou essa possibilidade, sustentando que suspensões por partidas devem ser cumpridas apenas no torneio em que foram aplicadas.
Apoio do Flamengo
Logo após a decisão, o clube usou suas redes sociais para manifestar solidariedade ao jogador, que desde 2019 acumula títulos e se consolidou como ídolo rubro-negro.
“Sempre com você, BH 👑”, publicou o Flamengo, em mensagem curta, mas de grande impacto entre os torcedores.

Além disso, os advogados Michel Assef Filho e Flávio Willeman, representantes do clube, defenderam Bruno Henrique durante o julgamento e reforçaram que irão até a última instância para garantir a absolvição.
Ídolo em xeque
Bruno Henrique tem 34 anos e é um dos maiores ídolos recentes da história do Flamengo. Desde sua chegada, em 2019, soma 15 títulos, incluindo duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileirões (2019 e 2020) e a Copa do Brasil (2022 e 2024). Conhecido como “Rei dos Clássicos”, marcou gols decisivos em duelos contra rivais e se tornou referência técnica e de liderança dentro do elenco.
Agora, porém, o atacante encara um dos momentos mais delicados de sua carreira. Entre tribunal esportivo e Justiça comum, o futuro de Bruno Henrique dependerá das próximas decisões jurídicas. O Flamengo, por sua vez, já sinalizou que estará ao lado de seu ídolo até o fim do processo.

1 comentário em “Bruno Henrique é suspenso por 12 jogos no STJD e vira desfalque de peso no Flamengo”