“A reinvenção do Flamengo” mostra o processo de reconstrução do clube nos últimos anos. Beneméritos afirmam que o conteúdo desrespeita a história do clube.
Na última quarta-feira (22) o canal esportivo SporTV, em conjunto com a produtora Beyond Films, produziram um documentário sobre o processo de reconstrução financeira e futebolística que aconteceu no Flamengo.
Muitos torcedores entendem que as mudanças aconteceram a partir de 2013, quando Eduardo Bandeira de Melo foi eleito presidente. Porém o documentário mostra além e fala sobre acontecimentos anteriores ao ano considerado a virada de chave no clube rubro-negro.
A série terá quatro episódios que mostram a mudança de um clube atolado em dívidas e que brigava para escapar do rebaixamento para o mais rico do Brasil e multicampeão nos últimos anos.
Entretanto, até o momento em que esta matéria foi escrita, apenas um episódio foi lançado e logo no primeiro já causou irritação dos Beneméritos do rubro-negro.
Documentário irrita Beneméritos do Flamengo
O Conselho de Grandes Beneméritos do Clube de Regatas do Flamengo lançou uma nota de repúdio alegando que o teor do documentário “A Reinvenção do Flamengo” – que começou a ser exibido ontem – é desrespeitoso e manipulador e que não houve compromisso com os fatos. A nota é encerrada frisando que o rubro-negro não pode ter sua grandeza desrespeitada.
Confira a nota de repúdio assinada pelo presidente do Conselho, Sérgio Veiga Britto:
“O Conselho de Grandes Beneméritos do Clube de Regatas do Flamengo vem a público manifestar repúdio ao teor desrespeitoso e manipulado exibido no SporTV sob o título “A reinvenção do Flamengo”.
Fica patente a falta de compromisso com os fatos pretéritos e a profunda injustiça com a maioria dos personagens que ajudaram a escrever a história do Clube mais querido do Brasil.
Ademais, fica para quem viu a matéria e não tenha conhecimento de causa, a imprecisão que o Flamengo desde sua fundação até anos recentes, foi vilipendiado pela opinião pública e malconduzido pelos seus dirigentes.
Esqueceram que começamos em 1895, em sala alugada, e chegamos a Campeão do Mundo no futebol e no basquete, maior número de atletas em delegações olímpicas, maior campeão de remo e conseguimos ser o maior Clube do Mundo, com 45 milhões de torcedores e a maior marca desportiva do país.
Que fique bem claro que o Flamengo não nasceu ontem e quem colaborou para a construção desse imenso patrimônio que somos hoje, merece o mínimo de respeito.
NÃO DESRESPEITEM A GRANDEZA DO FLAMENGO!”
O documentário
A série documental, composta por quatro episódios, oferece uma análise detalhada dos bastidores do Flamengo desde o início do século até focar nas mudanças estruturais que ocorreram no clube ao longo da última década, transformando o clube em uma potência mundial.
Além de ex-presidentes e dirigentes, a série também entrevista ídolos como Zico, Júnior, Bruno Henrique e Gerson; e jornalistas como Eric Faria, Paulo Vinícius Coelho, Carlos Eduardo Mansur e Rodrigo Capelo.
Focando na revolução econômica e política que aconteceu no clube, a produção mostra como o Flamengo se reinventou para se tornar uma verdadeira potência no futebol, não só no Brasil, mas também no cenário global.
“Esperamos mostrar a revolução no Flamengo e gerar interesse na torcida, pois a história do que aconteceu no campo todos já conhecem. Queremos criar curiosidade a partir dos bastidores e fazer os rubro-negros – assim como outros torcedores – entenderem os principais motivos da reestruturação econômica do clube. São conceitos de gestão econômica e política que se fazem cada vez mais necessários quando se fala em profissionalismo no futebol”, disse Marcelo Pizzi, diretor da série.
Os quatro episódios serão apresentados durante a noite, do dia 22 ao dia 25 de janeiro, na programação do canal, com reprise programada para a próxima segunda-feira. O conteúdo também está disponível no streaming GloboPlay.