José Boto chega ao Flamengo para encarar primeiros desafios como diretor de futebol

José Boto em sua chegada ao Flamengo

José Boto em sua chegada ao Rio e ao Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

José Boto chegou no Rio de Janeiro neste sábado para dar início ao seu trabalho no Flamengo

O novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto, desembarcou no Rio de Janeiro na manhã deste sábado e concedeu entrevista coletiva como dirigente rubro-negro. Ele passou a manhã no Ninho do Urubu acompanhado por Bap e teve o seu primeiro dia oficial de trabalho.

Apesar de só chegar ao Brasil agora, o português já vem trabalhando no planejamento do Flamengo há algumas semanas. Inclusive, se reuniu recentemente com Filipe Luís em Portugal para dar início aos trabalhos da próxima temporada. Boto já tomou uma decisão importante antes mesmo de chegar ao clube da Gávea. Sua primeira ação foi a decisão de não renovar o contrato do zagueiro David Luiz.

Chegada de José Boto, novo diretor do Flamengo
Chegada de José Boto, novo diretor do Flamengo – Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Departamento de futebol

Com novos desafios vindo pela frente, Boto viverá a sua primeira experiência profissional em solo sul-americano. Ele já chegou a afirmar que é apreciador do futebol brasileiro e se sente à vontade para agir no mercado interno. Boto terá liberdade para montar sua equipe e reestruturar o departamento de futebol.

Primeiro, é uma responsabilidade muito grande, um orgulho muito grande. A expectativa no Flamengo é sempre ganhar. Em qualquer competição, vamos para ganhar. Quero agradecer ao presidente e ao Filipe Luís também. Eu estava no norte de Portugal, combinei de encontrá-lo (Filipe Luís), ele tem ideias muitas modernas, temos ideias muito parecidas, foi ótimo (o encontro). O elenco é excelente. A expectativa é sempre poder puxar mais por ele. Penso que este elenco ainda tem mais alguma coisa a dar. Vamos trabalhar para dar alegria à Nação — Boto em entrevista à FlaTV

José Boto e mais nomes

Ao que tudo indica, José Boto chegará ao Flamengo com outros dois profissionais: um assistente direto e um chefe de scouting. Os nomes ainda não foram revelados, pois os profissionais só devem chegar ao Rio no início do ano de 2025.

José Boto novo diretor do Flamengo
José Boto novo diretor do Flamengo – Foto: Reprodução/FlaTV

Quem deve compor o departamento de futebol é Gabriel Skinner. Ele já exercia o cargo de supervisor de futebol desde 2019, antes de ser desligado pela diretoria anterior em fevereiro de 2024. Apesar da situação ainda não estar definida, Skinner é o nome forte para assumir. Inclusive, ele já está participando do planejamento da próxima temporada.

O retorno de Skinner é visto com bons olhos principalmente pela boa relação com os atletas. Pessoas que trabalham no CT apontam que ele será o principal elo entre José Boto e o elenco principal.

Montagem do elenco e contratações

Boto passou a estudar o elenco do Flamengo mesmo quando ainda estava no Osijek, na Croácia. Após a eleição de Bap, ele intensificou o estudo sobre o trabalho no rubro-negro e começou a estreitar relações com Filipe Luís.

Em uma análise inicial do elenco, o Flamengo pretende contratar jogadores de quatro posições: lateral-direito, meia, atacante e ponta. A zaga, apesar da saída de David Luiz, não é vista como prioridade no momento e só haverá reposição caso aconteça a negociação de outro zagueiro.

Pré-temporada

O elenco principal do Flamengo se apresenta no dia 8 de janeiro e viaja dois dias depois para os Estados Unidos, onde fará sua pré-temporada. O dirigente participou da decisão, juntamente com Bap, de estipular o período em solo americano. Esta será a primeira integração oficial entre Boto e o elenco rubro-negro.

Outra decisão foi em relação aos jogos do Campeonato Carioca fora do Rio. Para evitar desgaste logo no início da temporada, a nova diretoria resolveu reagendar o jogo que estava previsto para Manaus. As partidas fora do Rio serão jogadas apenas com o time dos Garotos do Ninho.

Início de 2025

A estréia do elenco principal será somente contra o Volta Redonda, pela quinta rodada do Campeonato Carioca. Até lá, o foco é seguir a preparação no Rio pensando na Supercopa do Brasil contra o Botafogo, dia 2 de fevereiro em Belém. O primeiro grande teste do Flamengo em 2025 será marcado como o primeiro jogo importante da gestão de Bap e o início do trabalho de José Boto, quando estará em jogo o primeiro troféu do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress