Luis Eduardo Baptista, o Bap, é eleito o novo presidente do Flamengo

Bap é eleito novo presidente do Flamengo

Bap é eleito novo presidente do Flamengo

Candidato da oposição, Bap supera Rodrigo Dunshee e Maurício Gomes de Mattos e vence eleição presidencial rubro-negra com 53,1% dos votos válidos.

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2024, é o dia que marca o início de uma nova jornada na vida do Clube de Regatas do Flamengo. Pelo próximo triênio, 2025, 2026 e 2027, o rubro-negro terá um novo presidente no comando: Luis Eduardo Baptista, o Bap.

Maior eleição do século

O Flamengo tinha 5.887 sócios aptos para votar e, com um total de 3.272 votos, esta eleição se tornou a de maior votação do século XXI, superando os 3.039 votos do pleito de 2018. Bap venceu com 1.731 votos (53,1%), superando Dunshee (1.166 votos, 35,8%) e Maurício Gomes de Mattos (363 votos, 11,1%). Foram apenas 3 votos em branco e 7 nulos.

A Chapa 1 (Raça, Amor e Paixão), de oposição, encabeçada por Bap, toma posse no dia 18 de dezembro.

– Festa da democracia rubro-negra. Eu tenho certeza que a gente vai fazer o Flamengo mudar de patamar – disse Bap, em sua primeira declaração como presidente.

captura de tela 2024 12 09 221417
Bap comemora vitória na eleição – Foto: Paula Reis /Flamengo

A trajetória de Bap no Flamengo

Depois de 15 anos atuando na política rubro-negra, Bap chega ao mais alto cargo no clube. Ele foi um dos precursores da Chapa Azul, que ganhou a eleição em 2012, quando foi vice-presidente de Marketing do clube e foi responsável pela grande reestruturação financeira do Flamengo na gestão de Eduardo Bandeira de Mello.

Foi ele quem liderou as negociações de patrocínios com Adidas, Peugeot e Caixa Econômica em 2013. Porém, dois anos depois, rompeu com o presidente Bandeira e apoiou Wallim Vasconcellos na eleição.

Bap só voltou ao Flamengo em 2019 com a chapa de Rodolfo Landim, como vice-presidente de Relações Externas e membro do conselho de futebol, também chamado de “Conselhinho”, grupo responsável por comandar a principal pasta do clube.

Em 2021, Bap deixou a vice-presidência de relações externas para virar presidente do Conselho de Administração. No ano seguinte anunciou sua saída do conselho de futebol após divergências internas, principalmente com Marcos Braz.

Fora da gestão Landim desde 2022, Luiz Eduardo Baptista agora é o novo presidente do Flamengo e terá como vice-presidente Flávio Willeman, Procurador do Estado do Rio de Janeiro.

whatsapp image 2024 09 09 at 22.22.04
Bap e Willeman – Foto: Divulgação

Um novo triênio

Com o presidente escolhido, o Flamengo passará pelo processo de transição nos próximos dias. Haverá eleição para as cadeiras do Conselho Deliberativo e, em seguida, o vencedor dará posse ao novo mandatário, no dia 18. O novo presidente assume o cargo oficialmente apenas no dia 1º de janeiro. Até lá, Rodolfo Landim segue no comando do clube. Ainda assim, a expectativa da chapa vencedora é que ele utilize os últimos dias de dezembro para passar as informações necessárias à nova administração.

“Poder ter essa festa da democracia rubro-negra, mais de três mil sócios comparecerem e a gente vencer esse pleito é fantástico. Em cima de propostas, com propostas claras pro Flamengo. Enfim, muita coisa que a gente quis fazer ao longo do tempo e por algumas razões não aconteceu. Eu tenho certeza, agora, que a gente vai dar conta disso e a gente vai fazer o Flamengo mudar de patamar novamente. Muito obrigado. Saudações rubro-negras”, declarou Bap após a vitória.

whatsapp image 2024 12 09 at 21.54.03
Bap comemora vitória na eleição – Foto: Fred Gomes

Promessas de Bap

Entre as promessas de campanha que mais repercutiram está a contratação de um diretor técnico para coordenar o futebol do clube. O dirigente seria profissional e não mais amador, como funcional atualmente, e teria a responsabilidade de estruturar o futebol, com um DNA rubro-negro, desde a base até o elenco profissional.

Estádio

Além disso, Bap classificou a condução da construção do novo estádio do Flamengo por parte da situação como uma “armadilha” para implementação de uma SAF no clube.

Nós temos um desafio enorme na construção do nosso estádio, temos outro enorme que é construir o nosso estádio e mantermos a performance esportiva do clube sem virar SAF. Então, para isso, temos que fazer coisas importantes, que passam pelo crescimento de receitas 

Flávio Willeman, novo vice-presidente, também foi contra a implementação de uma SAF no Flamengo e afirmou que não há necessidade de vender o clube.

– Não há mais espaço para amadorismo no clube. Títulos e profissionalismo. O mundo do futebol, do esporte e entretenimento se tornaram grande atividade mundial. A gente não vai virar SAF, mas queremos profissionalizar o clube. Uma SAF nada mais é do que uma estrutura profissional de gestão. O Flamengo já demonstrou que isso é possível e faremos isso sem vender o clube – disse Willeman, após a eleição.

Permanência de Filipe Luís

Bap chegou a afirmar em entrevista para um podcast durante sua campanha que não garantia a permanência do treinador Filipe Luís caso fosse eleito. Muitos torcedores ficaram apreensivos com essa notícia. Entretanto, durante a votação na Gávea, o novo presidente tratou de esclarecer que Filipe Luís permanecerá no clube como treinador do elenco principal para a temporada de 2025.

O Filipe Luís tem contrato com o Flamengo – disse Bap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress