Arrascaeta brilha na vitória do Flamengo sobre o Grêmio em Porto Alegre - Foto: Adriano Fontes/CRF

Com show de Arrascaeta, Flamengo domina Grêmio fora de casa e assume a liderança do Brasileirão

Com atuação decisiva de Arrascaeta, Flamengo vence o Grêmio por 2 a 0 e assume a ponta do Brasileirão 2025. Veja como foi a partida em Porto Alegre.

Em noite inspirada de Arrascaeta, o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 0, neste domingo (13), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 do time carioca foi o protagonista da partida ao marcar os dois gols do triunfo rubro-negro, resultado que colocou a equipe na liderança da competição com sete pontos — mesma pontuação do Palmeiras, mas com vantagem no saldo de gols.

Com a vitória, o Flamengo dá uma resposta imediata após a derrota na Libertadores, diante do Central Córdoba, em pleno Maracanã. Já o Grêmio, que sofreu com vaias da torcida, estaciona nos três pontos e cai para a 13ª colocação.

Gol relâmpago e controle no primeiro tempo

O Flamengo começou a partida em ritmo acelerado e precisou de apenas três minutos para abrir o placar. Em um lance desastroso de Edenilson, que tentou interceptar um passe de Michael e acabou ajeitando para o adversário, Arrascaeta dominou com frieza, driblou o goleiro Tiago Volpi e mandou para o fundo da rede. O gol, anotado aos 3 minutos e 15 segundos, é até agora o mais rápido do Brasileirão 2025.

A partir daí, a equipe comandada por Filipe Luís controlou o jogo. Com posse de bola envolvente e transições rápidas, o Flamengo encontrou facilidade para chegar ao campo ofensivo. Michael, Bruno Henrique e Gerson criaram boas oportunidades, mas o time esbarrou em finalizações apressadas e no último passe, que impediu uma vantagem ainda maior no placar antes do intervalo.

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Arrascaeta contra o Grêmio - Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Jogadores do Flamengo comemoram gol de Arrascaeta contra o Grêmio – Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Arrascaeta brilha no segundo tempo

Na volta do vestiário, o Grêmio tentou reagir. Pavón finalizou duas vezes entre os cinco e seis minutos, obrigando o goleiro Rossi a trabalhar. O time gaúcho tentou mostrar mais ímpeto ofensivo, mas pecava na organização e continuava errando passes no meio-campo.

O Flamengo, por sua vez, voltou a se impor. Aos 21 minutos, em jogada pela esquerda, Everton Cebolinha, mesmo caído, conseguiu tocar para Arrascaeta, que aproveitou o espaço livre na sua frente e foi carregando a bola até chegar na entrada da área e, com categoria, bater rasteiro e colocar a bola no canto esquerdo de Volpi. Foi o segundo gol do uruguaio na partida, consolidando sua atuação na partida, a vitória do Flamengo e garantindo a festa da torcida rubro-negra no estádio do Grêmio.

Arrascaeta comemora gol contra o Grêmio - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Arrascaeta comemora gol contra o Grêmio – Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Filipe Luís exalta elenco “Esses jogadores são grandes”

Após a partida, o técnico Filipe Luís fez questão de valorizar o desempenho da equipe e a resposta emocional após a derrota no meio de semana:

“Foi uma dessas vitórias em que vemos que esses jogadores são grandes, depois de uma derrota em casa muito dolorosa para nós e os torcedores. Mas temos que entender que faz parte do futebol. Não são os piores do mundo após a derrota e, nem hoje, depois da vitória, os melhores. Esse equilíbrio é o que os grandes jogadores conseguem alcançar. Seria normal perder confiança, mas o que se viu foi o contrário”, disse Filipe Luís em entrevista coletiva.

Ele também fez questão de elogiar a atuação de seu principal jogador na noite:

“Arrascaeta é um desses jogadores que temos que aproveitar enquanto estão aqui. É especial, é diferente e faz a diferença. Escolheu passar os melhores anos da carreira dele no futebol brasileiro, e temos que valorizar muito. Vão vir momentos ruins e cobranças, mas são poucos estrangeiros que pisaram no Brasil e fizeram o que ele faz”, comentou Filipe Luís.

Filipe Luís em Grêmio x Flamengo - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Filipe Luís em Grêmio x Flamengo – Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Flamengo ainda em processo de melhora

Durante os 90 minutos, o Flamengo foi superior em quase todos os aspectos. Teve 60% de posse de bola, trocou mais passes e mostrou equilíbrio defensivo, com destaque para a dupla de volantes Pulgar e De la Cruz, que juntos somaram sete desarmes.

A equipe criou boas jogadas, especialmente pelo lado esquerdo com a movimentação de Michael, além da presença de Arrascaeta com espaço entre as linhas de marcação do Grêmio.

Porém, apesar do domínio, o Flamengo ainda repetiu alguns dos defeitos dos últimos jogos que preocupam os torcedores. O principal deles foi o número de finalizações, que seguiu baixo, com apenas duas no primeiro tempo, mesmo com amplo controle da partida.

Se quiser consolidar sua liderança nas próximas rodadas, o rubro-negro precisa seguir no processo de transformar seu volume de jogo em chances reais de gol com mais frequência. A expectativa é que Filipe Luís cobre mais efetividade nas conclusões nas próximas partidas.

Próximo compromisso

O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (16), às 21h30, no Maracanã, contra o Juventude, pela quarta rodada do Brasileirão.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

plugins premium WordPress