Após curta passagem de apenas cinco meses, Alcaraz, que foi a contratação mais cara da história do Flamengo, não joga mais pelo clube em 2025
Uma notícia de última hora pegou os torcedores do Flamengo de surpresa, que acordaram no dia seguinte após a vitória sobre o Sampaio Corrêa, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, e descobriram que o meia Alcaraz, autor do gol da vitória por 2 a 0, não faz mais parte dos planos do clube.
O Flamengo anunciou nesta sexta-feira (31) que acertou o empréstimo do meio campista Carlos Alcaraz para o Everton, da Inglaterra. O clube informou por meio de uma nota oficial que chegou a um acordo com o time inglês para concretizar a transferência do atleta de forma imediata.
O contrato de empréstimo tem duração até o final da temporada europeia, com a cláusula de compra obrigatória de 20 milhões de dólares (R$ 116,7 milhões) em caso de metas atingidas. A proposta do Everton chegou nas mãos do Flamengo na madrugada desta sexta-feira, após a partida contra o Sampaio Corrêa. As negociações se desenrolaram ao longo da manhã, e a transferência foi concretizada após o acerto entre as partes envolvidas.
As metas não são difíceis de serem batidas já que envolvem apenas o número de jogos que o meia argentino terá que fazer. O Flamengo entende que não haverá lucro nessa negociação, mas os valores são próximos daqueles que o time desembolsou para contratar o jogador. A negociação foi feita por empréstimo porque os times entenderam que não haveria tempo suficiente para fechar uma venda, já que a janela de transferências se encerra na próxima segunda-feira.
Sendo assim a diretoria rubro-negra preferiu aceitar negociar o jogador de imediato, na tentativa de evitar maiores prejuízos com um atleta que seria pouco utilizado. O jogador sequer viajará com a delegação para a partida importante do próximo domingo (02), em Belém, pela final da Supercopa Rei 2025, contra a equipe do Botafogo.
Nota Oficial
Segundo a nota oficial, o Flamengo entende que a decisão de negociar Alcaraz foi tomada visando os interesses do clube e da comissão técnica, onde ambas as partes entendem que o jogador não teria tantas oportunidades ao longo da temporada para desempenhar seu melhor futebol.
Confira a nota oficial do Flamengo sobre a transferência de Carlos Alcaraz.
“A decisão de negociar o Alcaraz foi tomada após uma análise detalhada, considerando tanto a visão da comissão técnica quanto os interesses do clube. Trata-se de um grande jogador, mas, dentro do modelo de jogo adotado, entendemos que ele teria poucas oportunidades para desempenhar seu melhor futebol. A negociação garante uma boa oportunidade para o atleta seguir sua carreira com mais protagonismo e, ao mesmo tempo, respeita a estratégia financeira e esportiva do clube”, explicou José Boto, Diretor de Futebol do Flamengo.
Mal chegou e já foi embora
Antes de se transferir para o Flamengo, Alcaraz passou por Southampton, da Inglaterra, e pela Juventus, da Itália. No clube italiano, conheceu brasileiro lateral-esquerdo Alex Sandro, com quem teve uma relação muito boa durante sua passagem pela Itália. Em sua última temporada na Europa, Alcaraz anotou quatro gols e quatro assistências em 38 jogos.
Alcaraz chegou ao Flamengo em agosto de 2024. O meia argentino estreou com a camisa do Flamengo na derrota por 2 a 1 contra o Corinthians, na Neo Química Arena. O jogo ficou marcado por uma confusão nos minutos finais do duelo, onde Alcaraz acabou sendo expulso.
O argentino de 22 anos foi comprado, na época, por 20 milhões de dólares (R$ 110,6 milhões) do Southampton, da Inglaterra. Ele é o reforço mais caro da história rubro-negra até o momento, porém o meia não se firmou com a camisa rubro-negra e terminou a temporada passada com apenas dois gols e duas assistências em 18 jogos.
O meia, que havia sido titular no amistoso de pré-temporada nos Estados Unidos contra o São Paulo, estreou oficialmente em 2025 na última quinta-feira, contra o Sampaio Corrêa, no Maracanã, por 2 a 0. Ele fez o gol que garantiu a terceira vitória seguida do Flamengo no Campeonato Carioca.