Flamengo passa vergonha, se complica na temporada e Tite acumula desculpas

Time perde de goleada para o Botafogo e escancara problemas sérios na véspera de jogo decisivo

No último domingo o Flamengo perdeu de forma vexatória para o Botafogo, no Nilton Santos, por 4 a 1 e deixou claro para todos que o clube enfrenta graves problemas para o restante da temporada. Os jogadores estão completamente esgotados, sem nenhum físico para acompanhar o desempenho das demais equipes, o treinador Tite perdeu vários jogadores importantíssimos por lesão e o calendário do futebol brasileiro também segue sendo um vilão para o time, na opinião do treinador.

Má fase

Todos esses problemas estouraram agora no mês de agosto. É importante ressaltar o tempo, pois ainda temos muitos meses de jogos importantes pela frente e é preciso encontrar soluções o quanto antes. O único ponto que não dá para controlar é o de algumas lesões. Cebolinha e Viña, por exemplo, que estão fora da temporada toda e só voltam em 2025, tiveram lesões graves que foram causadas por situações que estão fora do controle de qualquer comissão técnica.

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

As lesões de Pedro e Gabigol pegaram todos de surpresa. Os dois atacantes tiveram a mesma lesão na coxa e só voltam a jogar a partir de setembro. Porém, aqui já existe um ponto a se contestar, pois essas lesões musculares são reflexo de que os jogadores estão mais desgastados que o comum. O próprio Tite vem avisando nas coletivas pós jogo que “lá na frente, vai estourar”, ou seja, mais adiante os jogadores vão se lesionar. Parecia até que ele estava prevendo, pois foi exatamente o que aconteceu. Mas então, se já era previsto, por que nada foi feito para evitar que chegasse à esse ponto?

As desculpas de Tite

Tite reclama constantemente do calendário do futebol brasileiro. Sim, aqui no Brasil há um acúmulo de jogos muito elevado em relação às outras grandes ligas do mundo. Todavia, o Flamengo é apenas o 9º time com mais jogos esse ano, são 48 partidas até o momento. O líder desse ranking é o Fortaleza, com 54 jogos. Sabe quem está em segundo? O Botafogo, com 53 partidas, que goleou e não está reclamando. É complicado um time em agosto ter tantos jogos acumulados? Esse é um ponto para ser debatido, mas não pode ser usado como desculpa constante do jeito que o técnico Tite faz.

Tite em Botafogo x Flamengo — Foto: Alexandre Durão

O Flamengo é o único time dentre os citados anteriormente que vai continuar na disputa por todas as competições nacionais e internacionais. Porém, até o momento em que esta matéria está sendo escrita, os outros dois clubes também estavam na disputa. O que reforça ainda mais que a culpa não pode ser única e exclusivamente do calendário. Há também o erro de planejamento do treinador, de sua comissão técnica, do departamento médico do clube e dos dirigentes do Flamengo.

Céu ou inferno?

E todos esses problemas de cansaço do elenco, lesões graves e calendário apertado se acumulam e contribuem para encher o copo do Flamengo que pode transbordar nesta quinta-feira, quando o rubro-negro joga a sua partida mais importante até aqui na temporada. Copa Libertadores da América, jogo da volta, contra o Bolívar, na altitude de mais de 3.600 metros, valendo classificação para as quartas de final. O Flamengo tem a vantagem no placar de 2 a 0 e vai tentar superar todas as adversidades para sair do confronto classificado para a próxima fase da competição. O mês de agosto pode ser derradeiro para aliviar a situação do Flamengo. Caso contrário, o cenário futuro pode ser caótico.

1 comentário em “Flamengo passa vergonha, se complica na temporada e Tite acumula desculpas”

  1. O número excessivo de jogos é uma constante no Brasil e, com certeza, atrapalha qualquer planejamento. Entretanto, por ser algo recorrente, clubes, comissões técnicas e departamentos médicos deveriam, na minha opinião, ter planejamentos mais pró-ativos, que previsões todos os quadros possíveis. Dessa forma não seriam ” pelos de surpresa”.
    Outro ponto é que não temos mais um elenco capaz de manter o mesmo nível técnico do, digamos assim, time titular, o que dificulta em muito a manutenção do padrão de jogo que nos acostumamos a ver.
    Diante do que tenho visto, acho que teremos um ano difícil e sem muitas alegrias.

    Responder

Deixe um comentário

plugins premium WordPress